Sobre Poços de Caldas

Descanso continua sendo a palavra de ordem para os casais que chegam a Poços de Caldas, bucólica estância hidromineral no Sul de Minas Gerais. Suas águas – com propriedades alcalinas, sulfurosas, radioativas e termais – convidam a relaxantes banhos de imersão e a um passeio percorrendo as dezenas de fontes e cachoeiras espalhadas pela cidade.
O perfil de Poços de Caldas, porém, vem mudando e pode ser observado nas noites de sexta e sábado. Nesses dias, os jovens tomam conta dos novos bares e casas noturnas inaugurados nos últimos anos, junto com as universidades.

O clima típico da boemia mineira começa a dar o ar da graça, especialmente no inverno. Na estação, a programação cultural se intensifica e fica ainda mais animada com as delícias típicas mineiras como batidas e caldos.

Já os quitutes tradicionais, como doces e queijos, são encontrados nas feirinhas de artesanato que acontecem aos domingos nas pracinhas da cidade. Ainda no quesito compras, a tradição dos cristais de Murano é mantida na região. Três fábricas são abertas à visitação, permitindo acompanhar todo o delicado processo de produção das peças.

Tão valioso quanto o cristal é o acervo cultural de Poços de Caldas, com museus e espaços culturais abrigados em antigos cassinos que remetem aos tempos da jogatina e dos bailes luxuosos.

O jogo acabou, mas os turistas continuam chegando – agora, atraídos pela natureza privilegiada. A cidade se tornou ponto de encontro dos adeptos do vôo livre e do trekking, que encontram na Serra de São Domingos as condições ideais para a prática de atividades radicais.

Além de rampa de decolagem e trilhas, o morro abriga ainda uma estátua do Cristo Redentor, acessível por teleférico.

O QUE VER E FAZER EM POÇOS DE CALDAS

Os principais atrativos de Poços de Caldas estão relacionados às águas sulfurosas, procuradas para banhos de imersão e degustação. Nas termas e nas dezenas de fontes da cidade, cuidar da saúde e da beleza são as prioridades.

Entre os passeios, o mais concorrido é o de teleférico, que leva ao topo da Serra de São Domingos. Lá em cima, a vista panorâmica divide a atenção com o monumento ao Cristo Redentor e com o Aquário, repleto de peixes de águas doce e salgada. Já uma voltinha de charrete pode ter como destino a cachoeira Véu das Noivas, com quedas d´água que chegam a dez metros de altura.

Programas Clássicos

#1 Comprar Cristais

As fábricas Cá d´Oro e São Marcos produzem peças sofisticadas em cristal de Murano. Além de comprar, vale a pena acompanhar o trabalho dos artesãos na produção do vidro que, em instantes, é transformado em uma verdadeira obra de arte.

#2 Cachoeira Véu das Noivas

Formada por três quedas d´água que chegam a dez metros de altura, a cascata forma bonitas corredeiras emolduradas por pinheiros e flores. Um trenzinho faz passeios nos arredores.

#3 Passeio Teleférico à Serra de São Domingos

O teleférico que leva à Serra de São Domingos é considerado o maior do país, com percurso de 1.500 metros e torres que chegam a 20 metros de altura. No alto da montanha fica o monumento ao Cristo Redentor, a 1.600m de altitude, e o Aquário de Poços de Caldas, com peixes de águas doce e salgada, estrelas-do-mar, tartarugas e tubarões.

#4  Themas Antônio Carlos

Os banhos de ducha ou de imersão em águas sulfurosas são imperdíveis. Aproveite para fazer o serviço completo, incluindo no pacote massagens, limpeza de pele e sauna. O prédio, erguido em 1931 e com arquitetura em estilo neo-romano, é aberto à visitação gratuita.

#5 Fonte dos Amores

Inaugurada em 1929, atrai pelo clima romântico criado pela escultura em mármore de dois jovens abraçados, esculpida pelo artista italiano Giulio Starace.

#6  Fonte dos Macacos

A composição alcalina e sulfurosa da água faz da fonte a mais visitada da cidade. Apesar do forte odor é limpa e possui características terapêuticas, brotando do solo a uma temperatura de 41C.

#7  Pedra Balão

O curioso monumento, resultado de erosões, fica na Serra de São Domingos. Compreende um conjunto de grandes pedras sobrepostas, com cerca de 10 metros de altura, de onde se tem uma vista privilegiada da região. É possível alugar cavalos para passeios nos arredores.

# 8  Recanto Japonês

Réplica de um jardim oriental, o espaço reúne construções e vegetação típicas dos recantos japoneses, além de um lago artificial cheio de carpas coloridas. As caminhadas levam à Casa de Chá, ao caramanchão Azumaya (cópia do Manj-Tei, que existiu nos jardins do palácio imperial japonês, feito de madeira e telhado de palha) e à fonte dos Três Desejos: Amor, Saúde e Inteligência. A área é toda iluminada por lampiões típicos e é de fácil acesso, em uma vertente da Serra de São Domingos, no bairro Jardim dos Estados.

 

Informações Úteis

  • DDD 35
  • Informações Turísticas

Praça Paul Harris, s/n – Centro – Prédio da Antiga Estação Ferroviária (FEPASA)
Tel: 3697-2306

  • Aeroporto / Aeroclube
    Av. Tenente Teóphilo de Oliveira, 07
    Tel: 3712-1002
  • Rodoviária
    Av. Mansur Fraya, s/n
    Tel: 3714-1940
  • Táxis

Cooperativa de Táxi -3713-5690 / 0800-283-0876

   Ponto 24 horas – 3721-2848
Ponto Avenida – 3721-2366
Ponto Biriba – 3721-2741
Ponto Moreira Salles – 3721-2337
Ponto D. Pedro II – 3721-3766
Ponto Terminal Rodoviário – 3714-2970
Ponto Vanguarda – 3721-2208

  • Bancos
    Banco do Brasil, Bradesco, CEF, HSBC, Itaú, Mercantil, Santander

Por Editoria Férias Brasil


Transporte

Circullare Poços de Caldas

R337 – MARIA IMACULADA / ESTAÇÃO CENTRAL

Itinerário

INÍCIO IDA
Centro
Ponto Casa Carneiro
Av. Francisco Salles
Av. João Pinheiro
Country Club
Rua São José
Rua José Bernardo
Rua Pe. Francis Cletus Cox
Puc
Maria Imaculada
Rua Pe. André Hector Bouchard
Av. Mãe dos Homens
Rua Divina Providência
Rua José Geraldo Omi
Rua Nossa Senhora de Lourdes
Rua Nossa Senhora do Brasil
Rua Rainha da Paz

INÍCIO RETORNO
Maria Imaculada
Rua Povo de Deus
Campo das Antas
Av. Gabriela F. do Bem
Av. Sinézio do Lago
Maria Imaculada
Av. Pe. André Hecto Bouchard
Country Club
Rua Pe. Francis Cletus Cox
Rua José Bernardo
Rua São José
Rua Senador Salgado Filho
Rua Cap. Orlando Barreto
Av. João Pinheiro
Centro
Rua Junqueiras
Rua Assis Figueiredo
Rua Alagoas
Rua Rio Grande do Sul
Av. Francisco Salles
Ponto Casa Carneiro

Click Aqui e saiba o quadro de horários

Quadro de Horários