UNRWA (2021) – Conferência Ministerial Internacional sobre UNRWA: A Garantia dos Direitos e o Desenvolvimento Humano dos Refugiados da Palestina

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo, também conhecida como UNRWA, (do inglês, United Nations Relief and Works Agency for Palestine Refugees in the Near East), é uma agência especializada das Nações Unidas. Criada com o propósito de prover  assistência  e proteção para refugiados palestinos em função da Guerra Arabe-Israelense de 1948 e a crise humanitária que se instalou na região e prolonga-se continuamente desde então.

Diante disso, o presente Comitê terá como objetivo central discutir de que maneira a Comunidade Internacional pode atuar visando à pacificação no território de conflito, de modo que esses mesmos atores possam agir para garantir a segurança e a infância plena das crianças palestinas, as mais afetadas pelo conflito na grande maioria dos casos. Além disso, também será foco das discussões refletir sobre quais as ações necessárias aos Países Anfitriões (responsáveis pelo acolhimento de refugiados palestinos), juntamente dos outros Estados para melhorar as condições de segurança dos refugiados palestinos em relação ao Covid-19.

E, por fim, quais  medidas a longo prazo podem ser feitas para integrar a população de refugiados palestinos à sociedade de modo que ela seja capaz de se auto sustentar e consiga deixar os campos.

Equipe:

Juliana Saleme da Costa Cerqueira – Diretora
Ana Beatriz Rios de Andrade Moreira – Diretora Assistente
Beatriz Yukari Hara Soares – Diretora Assistente
Stephanie Carvalho Rezende – Diretora Assistente
Nataly Maya de Sá Barbosa da Silva – Voluntária
Milena Braga da Silva – Voluntária