PEQUIM 95

Pequim 1995 – IV CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE A MULHER: IGUALDADE, DESENVOLVIMENTO E PAZ

A ONU desempenha um papel importante para a promoção dos direitos da mulher em todo o mundo, criando espaços para debates, ampliando a visibilidade do tema e conscientizando sobre situações de descriminação e inferioridade que a mulher se encontra, a forma que se abriram as discussões foram por meio das conferências, que sempre construíram grandes marcos, principalmente quando se trata desse assunto, uma delas foi a IV conferência mundial de mulheres de Pequim em 1995, que teve um grande papel, pois proporcionou diversos avanços.
A conferência coincidiu com os 50 anos da ONU, e foi uma das maiores em questão do número de governos e de representantes de ONGs que participaram, essa conferência mostra uma evolução do movimento de mulheres, dando mais um passo na jornada internacional de conquistas e afirmação de seus direitos.
Esse encontro é conhecido pelos doze pontos que se criaram, com o intuito de buscar direitos, igualdade e empodeiramento das mulheres. O legado dessa conferência se deu por esses objetivos estratégicos que foram criados, e que serviram e servem para guiar os governos na formulação de políticas de implementação e meios para se promover a igualdade.
Nosso comitê irá se desenvolver em 1995, os delegados irão representar países e ONGs, para discutir os avanços que ocorrem desde a última conferência de Nairóbi em 1985 e também irá abortar temas como: a violência contra a mulher, os impactos das mulheres nos conflitos armados, o acesso das mulheres a educação, entre outros que serão acrescentados durante a conferência.

Equipe:

Isabella Fontaniello – Diretora
Gabriela Ávila – Diretora Assistente
Marina Borges Barbosa – Diretora Assistente
Afonso de Arruda Machado – Voluntário
Cecilia Luiza Costa Delfino – Voluntária