Prepare seus Delegados

FALANDO EM PÚBLICO

Sempre que se lê a expressão “falar em público”, imagina-se grandes e renomadas figuras na história mundial discursando em frente a centenas de pessoas, chamando a atenção de todos e usando o poder da palavra para apresentar conhecimentos e ideias. Políticas/os, artistas, ativistas, atletas, CEOs, todos usam da oratória e sabem a importância do uso da palavra e de falar em público. No mundo contemporâneo, não apenas os executivos devem exercer essa habilidade, todos precisam saber se comunicar bem e ter esse contato com a oratória.

Durante os dias de debates os participantes aprimoram sua oratória discursando nos comitês. Para que possam fazer isso com segurança e confiança seguem-se algumas dicas.

1- Escreva em tópicos os assuntos que pretende abordar em seus discursos;

2- Fique tranquila/o para falar e se pronuncie quando estiver segura/o. Lembre-se que este é um projeto pedagógico e somos todas/os estudantes em processo de formação e aprendizado;

3- Sinta-se confortável para discursar. As vezes levantar para falar pode lhe deixar nervosa/o, diante disso faça seu discurso no seu lugar;

4- Atente-se aos discursos das/os outras/os delegadas/os;

5- Assista alguns vídeos de discursos e pratique com pessoas mais próximas;

6-Transmitir confiança na hora de falar é essencial para um bom discurso, por isso é importante estudar sobre o assunto em debate.

POLÍTICA DE VESTIMENTA

Não há obrigatoriedade de vestimenta específica durante os dias de simulação, entretanto, o MINIONU recomenda que todos utilizem trajes formais, em razão de simularmos um ambiente diplomático que, como tal, é caracterizado pelo uso dessas vestimentas.

Se não for possível o traje social, o ideal é vestir-se discretamente. Bonés, bermudas, roupas excessivamente largas e acessórios chamativos são desnecessários.

O MINIONU também encoraja que vocês relacionem o visual com a cultura do país a ser representado. Delegações de países africanos frequentemente utilizam motivos étnicos e florais em suas vestimentas. Representantes de países árabes eventualmente incorporam alguns elementos daquela cultura ao visual. Países orientais também podem ter a sua cultura incorporada aos trajes, assim como países latino-americanos.

DICAS

Para que você participe do evento de forma tranquila, seguem-se algumas dicas:

– É de extrema importância que tenham um documento de identificação com foto para o dia do credenciamento;

–  Estar presente para efetuar o credenciamento;

– Tanto professoras/es quanto alunas/os não devem se esquecer da credencial  de identificação nos dias do evento;

– Para os dias de simulação, é recomendável trazer uma pequeno lanche caso os horários de discussão se alonguem;

– É permitido o uso de notebook, tablets e afins, mas o MINIONU não se responsabiliza por danos ou perda.