COI – Comitê Olímpico Internacional (2023) – XIV Congresso Olímpico: “Atletas transgênero, inclusão e fair play: o Movimento Olímpico e o Esporte em busca de justiça e não-discriminação”

O Comitê Olímpico Internacional (COI) foi fundado em 23 de junho de 1894 por Pierre de Coubertin e é uma organização sem fins lucrativos, sem vínculos governamentais, responsável por coordenar e promover os Jogos Olímpicos a nível nacional e internacional. O COI é considerado a autoridade máxima das Olimpíadas e tem como missão principal incentivar a prática esportiva, fortalecer o ideal do Movimento Olímpico, fomentar a amizade entre nações através do esporte e garantir a regularidade das Olimpíadas.

O XIV Congresso Olímpico, intitulado “Atletas transgênero, inclusão e fair play: o Movimento Olímpico e o Esporte em busca de justiça e não-discriminação” acontecerá na cidade de Paris, França. As delegações serão compostas por Agências e Federações Internacionais de Esportes que terão como função debater temas a respeito da inclusão de atletas transexuais e não binários nas categorias esportivas e as suas regras de qualificação por esportes. É extremamente necessário relembrar que: a credibilidade do Movimento Olímpico está em jogo. Por isso, a finalidade do Congresso é alcançar resoluções que garantam a realização amigável dos próximos Jogos Olímpicos, respeitando os princípios fundamentais do olimpismo, dispostos na Carta de 1980.

EQUIPE:

Diego Calçado – Diretor
Amanda Ribeiro – Diretora Assistente
Nataly Mayla – Diretora Assistente
Cristielly Ferreira Silva – Voluntária
Juliana Inhesta Moreira- Voluntária
Larissa Cristina Silva Ribeiro – Voluntária